sexta-feira, 11 de novembro de 2011

HIPERTEXTO



            Hipertexto é um texto no qual pode ter várias informações na forma de blocos  de textos, palavras, imagem ou sons, cujo acesso se dá através de hiperlinks ou links.
            Hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas.
É um texto que lemos na internet em que podemos navegar por outros textos e assim podemos voltar ao texto inicial a qualquer momento. È como se estivéssemos usando um dicionário ou uma enciclopédia.
Ele nos ajuda muito num trabalho de pesquisa, pois ele oferece várias formas de organizar o pensamento quando fizerem uso do texto.
A wikipedia é um hipertexto, pois dentro do tema abordado ela nos possibilita buscar outras informações.
Hipertexto é um recurso importante, pois possibilita organizar material de diferentes disciplinas que podem ser usados simultaneamente.
Na educação o trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno a pesquisa,  a produção textual, fazendo com que a aprendizagem aconteça de forma incidental e por descobertas, pois ao tentar localizar uma informação os usuários de hipertextos, participam ativamente de um  processo de busca e construção do conhecimento. Forma de aprendizagem mais duradoura.
Hoje em dia, os professores recebem alunos com vários tipos de defasagem de aprendizagem. Utilizar o trabalho com hipertexto seria mais uma oportunidade que o professor teria para auxiliar o aluno no avanço da aprendizagem. Pois a cobrança que é feita a respeito do resultado dos alunos recai sempre sobre o professor. 
Trabalhar com hipertextos leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital.
O hipertexto se apresenta não só como uma nova forma de produção e transmissão cultural, mas também escrita e leitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário