sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Área de conhecimento: Língua Portuguesa.

Estratégias e recursos da aula

*Vários jornais, inclusive jornais de bairro.
*Papel branco 40kg ou papel pardo.
*Cola,tesoura, hidrocor.
*Caderno de anotações ou caderno de sala de aula
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA:
O professor inicia a aula com os alunos organizados em uma roda, onde expõe os diversosjornais que selecionou. Faz a exploração do nome de cada jornal, perguntando se conhecem estes jornais e quais seus pais costumam ler. Depois lê as manchetes principais da primeira página de cada jornal, mostrando as diversas formas de se escrever uma mesma notícia. O professor lista no quadro, enquanto os alunos ainda estão organizados em roda, os cadernos que mais apareceram nos jornais, como classificado, caderno cultural, caderno de sobre notícias etc. Partindo desta lista, o professor sugere a confecção de um jornal somente da parte das notícias que chamaram mais atenção dos alunos.
Neste momento é importante o professor estimular que o grupo leia as notícias que, através das manchetes, mais chamaram a atenção do grupo. Pode-se sugerir como procedimento do grupo, escolher um aluno para a leitura ou mais de um.
Para a confecção deste jornal, o professor disponibiliza folhas de papel 40kg, por grupos de mais ou menos 4 ou 5 crianças e cada grupo recorta dos diversos jornais que o professor trouxe, as notícias que mais chamaram a atenção do grupo. Nesta atividade, cada grupo apresenta o jornal que montou, lendo a manchete e fazendo uma breve explicação sobre cada reportagem.
Após o término da atividade, no mesmo dia ou em uma próxima aula o professor pode levar os alunos até o laboratório de informática para mostrar os sites de jornais, apresentando aos alunos uma nova maneira de ler jornais na atualidade, comparando as diferenças entre os dois meios de comunicação.
Avaliação
 
A avaliação será feita durante toda a atividade, observando o interesse do grupo e o individual, verificam-se a apresentação dos grupos, no momento de exposição do jornal. A professora ao ler as respostas dos alunos no caderno, também poderá perceber o que cada aluno aprendeu sobre este suporte textual e principalmente, poderá observar ao longo dos próximos dias, se a turma demonstrará maior interesse pela leitura de jornais, trazendo notícias para compartilhar com os colegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário